sábado, 8 de janeiro de 2011

Professora Viajante - Chile Parte 2

Em alguns capítulos tentarei dividir com vocês minhas impressões sobre o Chile, que o tipo de lugar que dá vontade de passar várias semanas conhecendo, tamanha quantidade de coisas legais pra ver e fazer, diversidade geográfica, geologica e cultural.

Opções não faltam: desde o deserto mais seco do mundo ao frio do Polo Sul na Patagonia Chilena. Da heranca cultural deixada pelos espanhóis em Santiago a cultura nativa das “tribos” Incas e Mapocho. Dos esportes radicais nos slopes de ski, ao puro dolce vinho da região.

Mas isso nao quer dizer que só dá pra conhecer as belezas o Chile caso voce tenha muito tempo disponivel e um dinheirão nas maos pra conseguir conhecer ab-so-lu-ta-men-te tudo de cabo a rabo. Na verdade, como bons brasileiros a gente dá um jeitinho e consegue curtir muito esta viagem!

Bem, como foi meu vôo?

Belo Horizonte – Guarulhos – Santiago: Saindo de BH às 15:00 com a GOL, conexao em SP às 17:00 (devido a mudança da direçao do vento pousamos em outra pista com 30 minutos de atraso) saimos de Guarulhas às 20:00, escala em Buenos Aires ás 10:30 e chegamos em Santiago às 1:00 da manha. Confesso que, apesar da empolgaçao a viagem foi cansativa.

Em Santiago:

Cidade moderna, com avenidas largas, muitos calçadões, prédios e monumentos antigos preservados e um povo amável.

Mas, vamos aos poucos!!!!!!!!

O Mercado Municipal: Como professora caiu de boca nos mariscos chilenos? rsss....



Acima o Mercado Municipal



E agora o centolla, esse gigante caranguejo do Pacífico

O Mercado Central faz parte da história de Santiago, conhecido por ter os restaurantes mais típicos da cidade e também, é claro, famoso pelas suas iguarias do oceano Pacífico. Nunca tinha comido peixe do oceano Pacífico, e claro que quis experimentar tudo de mais típico no Chile.

Fiquei sabendo que muitos brasileiros passam mal, ficam intoxicados ou descobrem uma alergia por peixes e frutos do mar do Oceano Pacífico (fiquei assustadissima... rs!) graças a Deus comigo não aconteceu nada. Mas é bom pegar leve e nao exagerar na comida.

Meninas, esse mercado é uma atração à parte, já que você pode ver e sentir os aromas da cozinha chilena, que é uma delícia. As bancas de especiarias, peixes , legumes e frutas são super tradicionais, todas elas com o mesmo dono, ou a mesma família por muitos e muitos anos. O lugar é todo decorado com bandeiras de vários países de povos que já passaram por lá e os restaurantes do Mercado são cheios de fotos com molduras nas paredes, fotos de celebridades , do mundo da TV, cinema, celebridades da arte, fotos de escritores famosos que já passaram por lá.

Curiosa como sou logo experimentei uma dose de Pisco Sour, a iguaria alcólica mais famosa do Chile, o primeiro Pisco da minha vida… que emoção !!! O pisco é a bebida típica do Chile, e o Pisco Sour é um drink que fazem com ela, se bebe muito como aperitivo. A cerveja Chilena tbém faz sua parte na mesa, é gostosa e levinha.



Também experimentei as famosas empanadas. tem empanadas de muitos sabores, mas as mais típicas são aquelas que são recheadas de frutos do mar, eu quis uma de camarão, estava deliciosa!!!

5 comentários:

Monike disse...

Boa curtição baby

Anônimo disse...

Estou amandoo ler..

Irmas GG disse...

Wan
curta bastante as ferias aii no chile deu ate vontade de ri só em olhar as fotos

Boa semana flor
Beijos Irmas GG
http://irmasgg.blogspot.com

Anônimo disse...

Vc é chique bem... boa viagem!

Beijos!

Eliane

Wan disse...

Meninas, a cidade é linda e dá vontade de ficar! O povo chileno é muito hospitaleiro e estou adorando... beijos e obrigada pelos comntários.