sábado, 18 de dezembro de 2010

Consumo no NATAL!


Nessa época do ano não tem jeito, acabamos consumindo mais, pois as compras de Natal são inevitáveis, não é?

Estava lendo na Net, no site do Instituto AKATU sobre consumo consciente e separei algumas coisas que julguei interessantes.

Vamos as dicas:

- Planejar suas compras é fundamental!

É precido ser cuidadosa com as compras, que muitas vezes são impulsionadas pelas emoções que afloram no Natal. Comprar por impulso pode causar problemas que vão desde o desperdício até o endividamento (lembra-se das contas de janeiro: IPVA e IPTU... SNIF!).

- Inovar!

Dar e receber presentes é tradição no Natal. Porém, o presente está muito mais relacionado ao sentimento do que ao preço ou à tecnologia. Então, inove. Dê presentes artesanais feitos por comunidades tradicionais (acho um charme!) ou presentes produzidos a partir de produtos reciclados feitos por cooperativas ou entidades do terceiro setor (super ecológico!). Para as crianças, caso opte por brinquedos, prefira os educativos (superrrr pedagógicoooo! Amei!).

- Atenção as embalagens!

Como consumidoras conscientes precisamos lembrar das embalagens. A maior parte do lixo produzido no Brasil é embalagem que, além de gastos públicos, geram impactos ambientais. Opte por embalagens duradouras ou mais simples e que possam ser reutilizadas (lembrei das latinhas da Àgua de Cheiro, by Romero Brito!). O que não puder ser reaproveitado, separe e encaminhe para reciclagem.

- Pratique a solidariedade!

O que não tem serventia para você pode ser muito útil para outros. Doe o que não lhe serve mais e alegre o Natal de outras pessoas.

E principalmente:

Tem coisas que, por um milagre, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. Por isso, neste Natal consuma exageradamente amor, beleza, alegria, amizade, carinho, delicadeza, sensibilidade, compaixão, respeito e justiça.

Para ler a matéria no Instituto AKATU na íntegra clique AQUI

4 comentários:

Monike disse...

comprar comprar

ui

bjs

Anônimo disse...

Nossa, temos que ficar atentas nessa epoca doa no.

Beijo!

Joyce

Antonia disse...

Wan concordo com o que você disse! mas pra mim eu diria que nem são as emoções do natal, é a propagando mesmo, impossível! muita coisa toda hora, a gente vai no shopping porque precisa comprar presente e sem comrpa algo pra gente!
beijoss
Antonia
http://makesporciaobella.blogspot.com

Mais Educação no Ana Guedes disse...

Verdade, devemos tomar cuidado com o consumo exagerado.

Bj!