Olá amores, tudo bem?
Cada vez mais a SEGURANÇA é um assunto discutido pela civilização do século XXI, certo? E cada vez mais criam-se mecanismos para controlar a violência, de todos os tipos.
Para tentar salvar as pessoas de si mesmas, nos aeroportos, tem se tornado comum o uso de scanners para verificar se os passageiros teriam algum tipo objeto que pudesse provocar a insegurança.
Se alguém é suspeito, é “selecionado” para passar no scanner. Essa máquina de raio-x revela se a pessoa estaria escondendo algo suspeito em seu corpo.
Entretanto, além de revelar isso, também o corpo dos passageiros é revelado para funcionários responsáveis por esta revista. A questão da privacidade é então colocada em discussão e muitas pessoas são contrárias a essa “medida de segurança”.
De uma maneira criativa, a 4th Amendment Weat apresenta sua coleção de roupas íntimas feitas em algodão e que contêm uma mensagem impressa com tinta metálica. Essa mensagem pode ser vista e lida quando a imagem escaneada da pessoa aparece na tela de vigilância.
O conteúdo da mensagem é a reprodução da quarta emenda da Constituição dos Estados Unidos. O texto diz: “O direito do povo à inviolabilidade de seus corpos, casas, papéis e haveres contra busca e apreensão arbitrárias não poderá ser infringido”.
Realmente polêmicos os scanners, eu não gostaria de passar por eles... experiência desagradével! Acho que invade sim a nossa privacidade. E vcs, o que acham???
Pra saber mais leia a matéria da Folha on line sobre os scanners AQUI
3 comentários:
É uma invasão de privacidade total, sem palavras para tal coisa. Matéria ótimaa Wan. Beijinhos
Olá,
Adorei a postagem, inteligente abordar esse assunto.
Parabéns!
Beijo!
Ariadne
Puxa, que interessante a proposta! E muito legal teres abordado isso aqui.
Abraço.
Postar um comentário