sábado, 18 de agosto de 2012

PINK CUPIDO


Olá amigas,

Não sei o nome da marca do esmalte... não é famosa e bem baratinha... fiquei até com medo de não durar nas unhas, mas a qualidade desse esmalte me surpreendeu.

A cor é o  ROSA CUPIDO: 





O nome Cupido vem do latim e implica a ideia de amor violento, desejo amoroso, em grego Imeros, mas na mitologia latina a esse deus é apresentada a mesma origem do deus grego Eros (sim, a mitologia grega distingue-os na origem).
De acordo com a maioria dos poetas, Cupido é filho de Ares/Marte e Afrodite/Vênus (deuses da guerra e amor, respectivamente), segundo a lenda quando Zeus/Júpiter viu-o identificou em sua fisionomia todas as perturbações que ele causaria, e assim quis obrigar Afrodite a desfazer-se dele.



Ela optou por escondê-lo da cólera de Zeus, levando-o à floresta onde ele mamou o leite de animais ferozes, com o tempo aprendeu a manejar o arco e fez um de freixo e suas flechas eram feitas de ciprestes, posteriormente trocou seu arco e aljava por outros feitos de ouro.

Cupido

Geralmente, o Cupido é representado como uma criança de ar ocioso e maroto, coroado de rosas que são o emblema dos prazeres e com asas (por vezes de abutre, símbolo da crueldade).
William-Adolphe_Bouguereau (1890)

Aparece também com capacete, lança e escudo, assumindo atitude e andar de guerreiro, mostrando que é vitorioso em toda parte e que até mesmo Ares sucumbe a seu poder...


Algumas vezes é cego, porque o AMOR não percebe os defeitos do ser amado, outras é representado entre Hércules e Hermes/Mercúrio, simbolizando o que podem, no AMOR o valor e a eloquência, ou também perto da Fortuna. Não raro ser representado com sua mãe também.

Ele é mostrado no ar, fogo, terra e mar, conduz carros, toca lira, monta leões/panteras e até golfinhos para indicar que não há criatura que escape ao seu poder.


Fontes:

Um comentário:

Natália Sena disse...

Gostei mt da cor, bem delicada, tbm gostei dessa ideia de explicar a origem do nome, criativo!

rockcomluxo.blogspot.com