terça-feira, 13 de novembro de 2012

ARGO

Olá pessoal,

Cena do filme 'Argo', estrelado e dirigido por Ben Affleck (Foto: Divulgação) 

Fui ao cinema pra assistir 007, mas estava esgotado. Ai, o próximo filme que ia começar era um tal de "ARGO"...rssss.... eu não sabia do que se tratava e posso dizer que sai do cinema feliz, com a sensação de ter acabado de assistir um ótimo filme.

Picture - Movie: 190267

Então, recomedo pra vocês que gostam de filmes que contam um pouco dde "história".

Em 1979 o Irã estava em ebulição com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, houve nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos.

Um deles aconteceu em frente à embaixada do país, que acabou invadida. Seis diplomatas americanos conseguiram escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles viveram durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA buscava um meio de retirá-los do país em segurança.
Foto - FILM - Argo : 190267

A melhor opção foi apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugeriu que uma produção de Hollywood para ser utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia era criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação.

O projeto seguiu adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conheciam bem como funciona Hollywood. A história do filme é longa, rica em questões geográficas, históricas e religiosas... ARGO me fez refletir entre os fatos e o discurso, talvez por isso eu tenha gostado tanto. Gostei do fato de os personagens da história serem colocados lado a lado com verdadeiras imagens de arquivo no final, para que o espectador perceba justamente a proximidade nas imagens (os atores têm os mesmos cortes de cabelo, os mesmos óculos dos diplomatas reais).


Enfim, eu ADOREI e acredito que vale a pena sair de casa e ir ao cinema mais próximo assistir ARGO.

Beijos!!!!