domingo, 2 de maio de 2010

Apimentada!



Comprei um pingente de pimenta... super fofo! Não pensei no significado na hora, achei bonitinho e comprei.

Acontece que várias pessoas me perguntaram o seu significado...

Bem, pimenta é quente, picante, sedução... e afasta mau olhado também.

Você sabia que uma das principais características culturais das tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados e disseminados entre vários povos e utilizados de diversas formas.



O consumo de pimenta é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância que dá o seu sabor “ardido” é a capsaicina. Essa substância provoca a liberação de endorfinas, que provocam uma sensação de bem-estar.

Pra quem quer saber mais sobre a nossa amiga pimenta eu recomendo o livro do Márcio Bontempo, Pimenta e seus beneficios à saúde, Editora Alaúde. Eu não tenho o livro, mas dei uma folheada na Livraria Leitura e posso garantir que vocês vão se surpreender com osm seus benefícios.

Mas, nada de exagerar na pimenta... em excesso ela pode agrdir seu estômago.

A pimenta inspira você? Então me conte nos comentários...

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

Karine Winter disse...

EU TENHO UMA TATOO DE PIMENTA NO MEU PÉ ESQUERDO, AO LADO DO MEU NOME. JÁ SABIA O SIGNIFICADO, POR ISSO TATUEI. EXATAMENTE POR CAUSA DO SIGNIFICADO. rs ADORO!!

Anônimo disse...

Wan,

cada dia melhor esse blog, tenho visto muita gente com pingente de pimenta mesmo. Adorei!

Bjo!

Lu disse...

quem vê esse negocio picante, não tem idéia da quantidade de beneficio que isso tem... só dela conter substancias que protegem o DNA celualr e previni o cancer ja é grande coisa!

tralalá da Suzue disse...

oi Wan querida! minha @miga pedagoga... sufoco é apelido, que profissão corrida a nossa heim? Estou num colégio maravilhoso, com segundo ano do Fund I, mas aí quero dar conta de artesanato, maquiagem, costura kkkkk fico dooooidaaa! ^^ ai que pingente mais fooofooooo!!! meu pai tira sarro que sou "japa bahiana" de tanto que amo pimenta! ^^ teu blog ta MARA amiga, eu to sem tempo mas vivo de zoinho...rs

super bjo e uma semana abençoada!

Suzue

Tatinha disse...

Aqui na Bahia pimenta é tudo para tudo :)
Ando em falta contigo né amiga... alias ando meio que relapsa com todos.
Mas não fica tristinha, tudo na vida é transitorio. O sol vem a qualquer hora aquecer seu coração.
Fernando Perfeito Pessoa.
Aproveito para desejar um inicio de semana maravilhoso.

Beijão