terça-feira, 25 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Olá amigas, tudo bem?

Em comemoração ao Movimento Outubro Rosa, o Pirulito da Praça Sete, que fica no centrão de Belo Horizonte foi iluminado de rosa ontem (24/10).

outubro rosa bh

Palácio da Liberdade - BH/MG

O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir o câncer de mama. O coordenador de atenção a mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Virgilio Queiroz ressalta a importância das mulheres realizarem o exame de mamografia. “A mamografia é o método mais eficiente para o diagnostico precoce do câncer de mama, pois dois anos antes de um nódulo maligno ser palpável, ele já é detectado na mamografia, sendo sinônimo de cura”, explicou o coordenador.

Achei tão lindoooo!!!!

Informações sobre o Câncer de Mama

• É o câncer que mais mata no Brasil. No Brasil, a cada hora, são feitos 6 novos diagnósticos; sendo que ¼ das mulheres têm menos que 50 anos. No mundo, a cada 24 segundos uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama. A cada 68 segundos, uma delas morre.
• 65% das mulheres não reconhecem a mamografia como o melhor método para diagnosticar precocemente o câncer de mama.
• Quase 90% das mulheres ainda acredita que o auto-exame é o melhor método de detecção precoce do Câncer de Mama.
• Apenas 4% das mulheres sabem que existem diferentes tipos de Câncer de Mama e que existem tratamentos específicos para cada um deles.
• O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
• No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
• Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Movimento Outubro Rosa

Movimento mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama; foi trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Usa o laço rosa como símbolo desta luta. Hoje, já um movimento trabalhado por inúmeras associações de pacientes e empresa parceiras da causa. 


OBS. Não achei a foto do Pirulito da Praça Sete iluminado ainda...... assim que encontrar vou postar.
Beijokas........................

2 comentários:

Sissa Lima disse...

Olá Flor,
Seu blog é uma gracinha, sempre que der eu passarei aqui para ver os novos posts.

Se puder da uma passadinha no meu blog:
http://sissalima.blogspot.com

Estou esperando sua visitinha ^^

Bjos
Sissa Lima

A Bela disse...

BH é mais uma cidade que aderiu ao movimento. Parabéns!