quarta-feira, 5 de maio de 2010

Meus cabelos...



Tenho o cabelo misto, ou seja, raiz oleosa e das pontas secas. Lavo e trato o meu cabelo, mas, rapidamente ele fica murcho, com aparência de engordurado e sujo. Na verdade, as partículas de sujeira do ar, como poeira e poluição, grudam com mais facilidade ao cabelo oleoso, piorando o seu estado.

Andei pesquisando sobre o meu tipo de cabelo e abaixo algumas sugestões para cuidar bem deles:

Usar shampus específicos à base de agentes adstringentes como hamamélis, alecrim, sulfato de zinco e extratos cítricos (laranja, limão, lima). Enxágüe muito bem para não deixar resíduos sobre os fios.Mesmo tendo “mechas” no cabelo vou experimentar usar pra ver se diminui a oleosidade da raiz.
Se, de repente, a raiz do seu cabelo começou a produzir muito óleo, consulte um dermatologista. O motivo pode ser stress ou descontrole hormonal.
Lave-o em dias alternados com água fria ou morna.
Passe condicionador da metade dos fios para baixo, sempre. E, se as pontas estiverem muito secas, adote um leave-in
Faça uma hidratação especial pelo menos uma vez a cada quinze dias com máscaras ou ampolas de ação imediata -- fique longe das toucas térmicas, que aquecem o couro e fazem as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais. Atenção ao detalhe: espalhar a máscara do meio do cabelo até as pontas.

O que não se deve fazer:

Água quente. Faz com que as glândulas trabalhem ainda mais para proteger o couro da agressão. (Eu faço isso... adoro banho quente! Não vou fazer mais.....rssssss!)
Esfregar o couro do cabelo é gostoso, mas pode piorar a oleosidade do cabelo, uma vez que a massagem ativa as glândulas sebáceas.
Deixar resquícios de creme nas pontas para disfarçar o ressecado. Os cabelos ficam pesados e com aspecto ainda mais ensebado. Use leave-in.
Secador. Se quiser, só use na temperatura normal e a dois palmos do couro cabeludo. (Essa foi triste.... snif... eu amo secador e chapinha!)

Vocês tem alguma dica? Por favor, dividam comigo suas experiências com cabelos mistos... aguardo sugestões!!!

Um comentário:

Tatinha disse...

Menina,
Não sei como ainda tenho fios de cabelo na cabeça.
Tudo de errado eu faço com este pobre coitado aqui.
Só que agora ele anda reclamado pra caramba... anda caindo em sinal de rebeldia de uma vida de sofrimento.
De chapinha até agua fervente... tadinho!

Ando em falta com vocês ... preciso arrumar mais tempo para os amigos :)
beijão querida.