domingo, 24 de julho de 2011

Alerta: Cortisona (?)

Olá amigas, tudo bem?

Recebi uma sugestão de postagem do fofo do Papito, ele me enviou por e-mail algumas informações sobre o perigo de abusar da CORTISONA. Você sabe o que é cortisona???

Vou ser sincera, claro que eu já ouvi falar trilhões de vezes nesse tal de Corticóide ou corticosteróide (popularmente chamado de cortisona), muito usada em cremes e pomadas que a gente usa e às vezes abusa. Mas, nunca li ou pesquisei sobre a mesma. Como fiquei curiosa com o e-mail me aprofundei no assunto e, que tal aprendermos juntas???



Um dos tratamentos mais prescritos por dermatologistas são os cremes à base de cortisona. O ativo é útil para tratar desde uma simples caspa até doenças mais incômodas como eczemas.

Os problemas

A cortisona por via oral é um remédio muito útil em diversas doenças, mas cuidado com os efeitos colaterais. Pode causar inchaço, ganho de peso e perda de massa muscular. Também existe o risco de se desenvolver catarata e de ficar com pressão alta. A dosagem de açúcar no sangue aumenta, precipitando ou agravando uma diabetes. Surgem espinhas e pelos no rosto, e estrias largas pelo corpo. Então, toda cautela é pouco.....



Cremes com cortisona trazem benefícios imensos para a pele com problema. Aliviam coceira e vermelhidão em reações alérgicas. Ajudam a controlar os sintomas da dermatite atópica. Melhoram psoríase, resolvem uma crise de caspa e são usados até no tratamento de vitiligo e de queimaduras de pele. Mas seu uso deve ser acompanhado por um dermatologista. Usado por conta própria, acaba trazendo transtornos desnecessários.



Os efeitos colaterais da cortisona em creme são menos graves que o uso por via oral, mas precisam ser levados em consideração. Num uso exagerado, a pele fica fina e surgem estrias. Quando usada em excesso no rosto, aparecem espinhas e pelos finos na face. Finalmente, num uso não monitorado pelo médico, pode ocorrer um efeito chamado taquifilaxia, quando a pele se acostuma com o tratamento e precisa de cremes cada vez mais potentes para um mesmo.

Então amigas, a palavrinha mágica aqui é CAUTELA, não podemos ABUSAR da nossa amiga CORTISONA tá...

Quer saber mais sobre o assunto: clique
AQUI

Um comentário:

Idéias de uma mente inquietante disse...

oi..eu achei mto bom mesmo o filme do harry potter..
minhas unhas são mesmo curtas..hehe
elas quebram com mta facilidade..n sei pq...
quanto ao post realmente todo cuidado é pouco né?cautela nunca é demais..beijos