terça-feira, 22 de junho de 2010

Computador: manchas na pele???


Em pleno século XXI, mulheres modernissimas como nós e principalmente blogueiras (que além de atualizar os seus blogs visitam os das amigas na Net!) passam horas na frente de uma tela de computador. Além disso, muitas vezes nosso trabalho exige isso de nós... e, a modernidade tem um preço!

Passo horas por dia na frente do computador, e proteção? Nadaaaaaa!
Preciso urgentemente me condicionar a passar protetor solar no rosto todos os dias, e repetir a operação algumas vezes ao dia. Mas é difícil me acostumar (meu dia é um corre-corre!). Mas, mesmo usando protetor solar ainda corremos riscos, sabia?

A luz do computador ou de lâmpadas fluorecentes pode manchar a pele. Chamada luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo Sol, causa auterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioletas (UVA e UVB). Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que se expor à luz solar - oito horas de luz artificial equivalem a 1 minuto e 20 segundos (em uma semana 7 minutos mais ou menos) de exposição solar em um dia claro de verão, os especialistas afirmam que pessoas que estão sob tratamento de pele ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lupus) devem se proteger contra a luz visível.

A maioria dos protetores do mercado protege apenas contra os raios ultravioletas; a luz visível só pode ser bloqueada através de filtros físicos. Pode ser uma base ou aquele filtro mais grossinho que possui película de zinco e funciona como um filme protetor que impede que a radiação ultrapasse a pele.

Geralmente, nos preocupamos com os raios UVA e UVB, mas esquecemos de nos preocupar com a luz visível. Por isso, muitas pessoas apresentam melasmas (manchas acastanhadas na pele) mesmo usando o protetor solar.

Resumindo: além de protetor solar terei que me acostumar a usar base.
Ela forma uma camada sobre a pele que funciona como uma barreira física contra a luz. Portanto, a recomendação é que use um produto que combine base e protetor solar ou se apliquei uma camada de protetor e, em seguida, uma de base. Para quem passa muito tempo em frente ao computador, principalmente, esse uso deve ser um hábito diário!

Pra quem tem inglês fluente leia o estudo no site da revista cientifica Photochemistry and Photobiology

5 comentários:

Luciana P. disse...

Nossa, eu nem sabia disso, vou procurar me cuidar mais. Viu só, nada como ter uma amiga assim, que além de saber dessas coisas, acaba alertando as outras pessoas. Adorei que tenha postado aqui, assim, a gente se alerta pra isso.

Bom, como estou de volta, continuo com a minha rotina de sempre a partir de hoje. meus amigos, descobri, são muito importantes pra mim.

Beijos pra ti!
E vamos nos cuidar, rs.

Dea アンドレア disse...

Jura? eu nao sabia disso
Vou comecar a prevenir rs

Dáfni disse...

Essa eu não sabia, Wan!

Beijos

Mais Educação no Ana Guedes disse...

É um alerta super importante.

Wan disse...

O babado é forte mesmo, temos que ficar atentas e nos proteger.

Beijo!