quinta-feira, 10 de março de 2011

A moda é: Ecobag!

Olá ticas, tudo bem?

Você já reparou com quantas sacolas plásticas a gente volta pra casa depois uma ida ao supermercado, à padaria, ao shopping? Elas são um problema ambiental muito sério.

BH saiu na frente e proibiu o uso das famosas sacolinhas plásticas. Desde o dia 1º de março está proibido o seu uso nos pontos de varejo (padarias, supermercados, lojas, drogarias, entre outros) da capital mineira.

Os estabelecimentos comerciais terão que incentivar o uso de alternativas sustentáveis para transportar as compras, como carrinhos, caixas de papelão, sacolas recicladas, sacolas retornáveis de tecido, TNT, palha, ráfia ou que a sua imaginação permitir.

Os estabelecimentos oferecerão (?) sacolas descartáveis compostáveis, que servirão como alternativa. Elas se assemelham com a atual produzida de plástico, porém a matéria-prima principal é o amido de milho. Como é feita de material orgânico, ela se decompõe em até 180 dias, podendo servir de adubo para o solo. A sacola retornável compostável estará à venda no comércio varejista, ao valor fixo de R$ 0,19 a unidade. Durante 45 dias a contar de 1º de março, haverá uma campanha de conscientização. Depois disso, começará a fiscalização, e os estabelecimentos ficarão sujeitos a multas.

Polêmica esta lei, está dando o que falar aqui em Beagá City... mas, toda mudança gera transtorno e um certo caos no início. mas, temos que pensar que esta lei já vem tarde, e, que temos que cuidar do nossa casa... planeta "Terra"... antes que seja tarde demais!
Fico pensando como será ir ao supermercado daqui pra frente? Quantas caixas de papelão vou precisar pra tarzer minha compra? Dããããã!!! Fiquei me imaginando saindo de casa com várias sacolas de palha ou ecobags pra ir ao supermercado... sei lá gente... é muita viagem!!! kkkkk Ecobag Cavalera


Não lembro o nome desta! rs

Um dos objetivos da cobrança pela sacola é desestimular o uso de sacolas descartáveis, mesmo que sejam compostáveis. A ideia é que os consumidores levem de casa as sacolas retornáveis. Para estimular esse novo modelo, uma campanha de consumo educativa será feita a partir da nova lei. Com o nome de "Sacola Plástica Nunca mais", a campanha produzirá um modelo de sacola retornável que será vendida a R$ 1,98 a unidade nos pontos de varejo participantes da campanha. Além das sacolas plásticas comuns, as oxibiodegradáveis também estão proibidas, porque é feita a partir do petróleo.

Em Belo Horizonte, o consumo de sacolas plásticas chega à marca anual de 157 milhões de sacolinhas plásticas, segundo dados do setor varejista. Estima-se que, com a nova legislação, o uso na capital mineira diminua 80%. Diariamente são mais de 430 mil sacolas.

Diversas cores, estampas...

No mundo todo as ECOBAGS já invadem as ruas. A designer inglesa Anya Hindmarch é uma das pessoas que iniciou este movimento criando um modelo com a frase "I'm not a plastic bag" (Eu não sou uma sacola de plástico) e levantando assim sua bandeira em prol do meio ambiente. Grifes como Hermès, Louis Vuitton e Stella McCartney providenciaram suas versões. Marcas tupiniquins também já entraram nessa onda amigas!

Não lembro o nome desta tb... (a que eu mais gostei!)

Ecobag Natura

É só escolher o seu modelo preferido e desfilar linda por ai! Boas compras!!!!!!!

Fonte: Rádio Itatiaia/ Estado de Minas

Fotos: Google Imagens

7 comentários:

Renata Cotta disse...

Menina, eu acredito que as sacolas que são nocivas ao meio ambiente devem ser banidas mesmo. Mas não podemos ficar sem sacolas em sua totalidade! Daqui há pouco vamos ter que fazer as compras em etapas! E jogar nossos lixos fora em caixas de papelão. Pode ser bem perigoso para a saúde isso. Por isso acredito nas pequisas que desenvolvam sacolas biodegradáveis. O Verde Mar é um supermercado que já tem dessas sacolas e não precisou deixar de oferecê-las aos clientes. Fiz compras no Carrefour depois dessa medida e me dei mal. Os funcionários não estavam preparados para solucionar o problema da falta das sacolas e muitas pessoas deixaram de comprar por isso. Como vamos levar as compras pra casa? Eu moro no terceiro andar, mas tem gente que mora no quarto, no quinto, sem elevador. Vai ficar um tantinho complicado. Mas de qualquer maneira o meio ambiente agradece! E novas sacolas vão surgir para resolver o problema. Beijos! Adorei o post!

Unknown disse...

Wan,
a da primeira foto nem parece ecobag! Usaria sem problemas, rs rs.
Bom, eu já me rendi às ecobags sim, mas na realidade só dá para usar (mesmo as maiores) quando a compra (no supermercado) é pequena...
Eu tento, mas nem sempre dá para usar só elas.
BJs

Blog da Núbia disse...

Eu tenho várias Ecobags e as vezes uso com bolsa mesmo, adooro. bjs

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Oi Wan, eu tenho 4
E uso sempre
Como morei no Japão, lá é normal todo mundo levar sua própria sacola
Eu trouxe algumas eco para vender.
Se vc quiser te dou o link do flickr
Beijos

Unknown disse...

ADOREI as bolsas!

Bela disse...

Amiga, post de utilidade pública... professora esperta!

Beijos!

Isabela

Anônimo disse...

Because of the first-level of its [url=http://www.thenorthfaceforcheap.org]north face jackets for women[/url] and excellent, it is the top choice for yourself if you are searhing for the down jacket which is of high quality and fashion coefficient.Eral is quite possibly the most fashionable in down jacket [url=http://www.thenorthfaceforcheap.org]north face jackets for women[/url] . As a big famous brand in China, it is never a lot less famous than Bosideng.