terça-feira, 3 de abril de 2012

Esmalte e leitura

Estou lendo e amando:


Eu sempre adorei História, era (sempre foi!) minha matéria preferida na escola!


Ai, este ano meu filho está estudando a Idade Média e, esta foi a motivação inicial pra ler este livro... mas, eu me apaixonei e mergulhei no mundo do conhecimento com ele.


Recomendo!



Castelo de Lichtenstein, construído originalmente no século XII e reconstruído no XIX
LE GOFF, no livro “A idade Média explicada aos meus filhos” teve por objetivo explicar como se dava a relação da Idade Média ‘boa’ ou ‘má’ e como isso era visto.


Num primeiro momento ele já aplica esse conceito num período em que os senhores oprimiam seus camponeses, dando esse fato como Idade Média ‘má’.
Esmalte Grande Atração, da Colorama


“Existe, é verdade, uma Idade Média “má” os senhores oprimiam os camponeses a igreja era intolerante e submetia os espíritos independentes (que eram chamados de ‘hereges’) à Inquisição, que praticava a tortura e matava os revoltosos nas fogueiras... ”(p.p18-19).

Mas LE GOFF, também deixa claro a Idade Média ‘boa’ tem varias passagem do seu livro, destacando ela por sua beleza e influencia de cultura e do imaginário do povo.







“No entanto, existe também a ‘bela’ Idade Média, presente, principalmente, na admiração das crianças: diante dos cavaleiros,dos castelos fortificados,das catedrais,da arte românticas e da arte gótica,da cor (dos vitrais,por exemplo)e da festa”(p.p.19).



Armaduras no Museu de Arte Metropolitano, Nova Iorque.











Cotidiano na Idade Média


LE GOFF com o livro “A Idade Média explicada aos meus filhos" fala exatamente sobre essa visão da Idade Média ‘boa’ ou ‘má’  facilitando para o leitor seja ele criança ou adulto um melhor entendimento sobre o que foi a Idade Média numa leitura deliciosa e de fácil compreensão.


Nos pés eu usei o COQUE, da Risqué.

Olha o "bife" né Leticia..... (viram a manchinha de sangue?) rsrsrrs........  uhhuuuu.... como dói!!!!

5 comentários:

Renata Cotta disse...

Adoro esse esmalte que você passou na mão!! Muito fofo ele! Beijos!! Rê!!!

Escola Integral - TED 9 e 14 disse...

lindo...

Clê disse...

Deve ser bem legal esse livro.A idade média,pode ser considerada a idade das trevas,mas também foi a época dos mais belos contos de fadas,que pernanecem até hoje encantando todo mundo.Acho que seu filhote deve ter adorado ver a mae pesquisando e gostando da materia de escola dele!bjns

Anônimo disse...

Adorei saber sobre a idade média. cada dia uma novidade por aqui.

Beijos

Eliane

Bela disse...

É a cor da MODA!