sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mais um capítulo da novela... "Progressiva!"


E a novela da Escova Progressiva continua... obrigada a todas as meninas que comentaram e me ajudaram a refletir sobre as vantagens e desvantagens de refazer o procedimento num curto espaço de tempo.

Depois de muito refletir e de consultar amigas e cabeleireiros aqui de BH, a decisão foi retocar a Progressiva no mesmo salão e com a mesma profissional.

Fui aconselhada a retocar, pois fiz a 1ª vez e as cutículas do cabelo não se abriram o que pode levar a necessidade de se repetir a aplicação. Fui orientada a fazer cauterização logo e hidratar bastante as medeixas.

Como eu já disse a vocês minha cabeleira é lisa, porém volumosa... não pela estrutura dos fios e sim pela quantidade enooooorme de fios. Depois que comecei a fazer mechas o cabelo reclamou e o volume aumentou muitooooo.

A Progressiva que eu fiz no dia 26/06 foi a base de formol, sim! Sei que em altas concentrações, torna-se tóxico, podendo provocar irritações nos olhos, nariz e garganta. Fiquei insegura, mas resolvi arriscar!

Fiquei muito chateada de não ter dado certo... sofri bastante com o cheiro durante a aplicação (irritações nos olhos, nariz e garganta) mesmo usando uma toalha molhada pra me proteger. Quase morri sufocada pelo odor fortissimo do produto...

Fiz o retoque ontem à noite e tudo se repetiu... (o mal estar e a insegurança!). Foi uma tortura.......... sério! Hoje tive dor de cabeça de manhã ( o cheiro é muito forteeeee mesmo!) e muitos colegas e alunos comentaram que estava um cheirinho de tutti-frutti perto deles... um professor foi me cumprimentar com um abraço e descobriu que o cheiro vinha dos meus cabelos e agüentei o dia inteiro eles me pedirem bala de tutti frutti!!!!!!!!! Ahhhhhhh... santa paciência!

Tive a garantia de que o meu cabelo não será muito danificado (???) e daqui a alguns dias irei lavar novamente. Aí conto pra você como ficou...

Me informei melhor sobre o produto e descobri que ele é manipuladopela própria profissional. Segundo a cabeleireira a finalidade do produto é hidratar e proporcionar alisamento progressivo. Essa escova progressiva é de tutti-frutti (essência!)e deixou meus cabelos com um cheiro enjoativo.

Bem, ainda estou chateada com toda essa história e pedindo a Deus para que os danos sejam mínimos. Sempre tive receio de Progressiva com formol e resolvi arriscar... mas não recomendo de jeito nenhum. Não apenas porque não deu certo, mas é muito sofrido o processo e a mágica do alisamento feito com este produto pode custar caro. O formol é um princípio ativo altamente nocivo à saúde, usado normalmente como conservante, desinfetante, anti-séptico e para embalsamar peças de cadáveres.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os sintomas mais freqüentes, no caso de inalação da substância, são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar.

O contato com o vapor ou com a solução pode deixar a pele esbranquiçada, áspera e provocar forte sensação de anestesia e, até, necrose superficial na pele. Longos períodos de exposição podem causar dermatite e hipersensibilidade, rachaduras na pele e ulcerações principalmente entre os dedos e conjuntivite. Contudo, o risco mais assustador é o de que o produto seja cancerígeno.

Dramático né!!!! O que posso dizer é que estou arrependida de ter feito a Escova Progressiva à base de formol.... não pretendo fazer mais!

Espero que minha experiência possa ajudar as pessoas a refletir... eu estou refletindo muito sobre esse assunto nestes dias e o que me veio a cabeça neste momento foi a seguinte frase:

" Tudo é permitido, mas, nem tudo convém!"

blááááá

3 comentários:

Marcela Nayara disse...

Nossa flor,
que situação chata essa né?
Bom meu cabelo é igual ao seu e as minhas esperiências com progressiva sempre foram positivas... essa semana minha cabeleleira me recomendou fazer outra, mais depois da sua experiência acho que vou pensar melhor!
Domara que de tudo certo no seu cabelo =)

Bjos
http://sophiaoliveirad.blogspot.com

Dáfni disse...

Oi Wan!

Tomara que desta vez dê certo... eu também faço a escova progressiva, e vou te dizer que não tenho certeza se contém formol ou não. Mas o cheiro é forte sim.

Enfim, a gente tem que pesar prós e contras mesmo, pra ver se vale a pena a incomodação, né?

Beijos

Carlinha Fernandes disse...

oi flor

fico super feliz com seus comentários, vc é sempre muito fofa comigo, obrigada mesmo

essa foto é do seu cabelo? ficou lindo viu?

bjoss